Eleição E Predestinação

| |
" Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irreprensíveis diante dele em caridade, e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade." Efésios 1.4,5


Eleição. A escolha por Deus daquele que creem em Cristo é uma doutrina importante . A eleição refere-se à escolha feita por Deus, em Cristo povo para sim mesmo, a fim de que sejam santos e inculpáveis diante dEle. Essa dEle. Essa eleição é uma expressão do amor de Deus, que recebe como seus todos os que recebem seu Filho Jesus (Jo 1.12). A doutrina da eleição abarca as seguintes verdades:
(1) A eleição é cristocêntrica, i.e., a eleição de pessoas ocorre somente em união com Jesus Cristo. Deus nos elegeu em Cristo para a salvação. O próprio Cristo é o primeiro de todos eleitos de Deus. A respeito de Jesus, Deus declara: "Eis aqui o meu servo, que escolhi". Ninguém é eleito sem estar unido a Cristo pela fé.
(2) A eleição é feita em Cristo, pelo seu sangue; "em quem [Cristo]... pelo seu sangue". O propósito de Deus, já antes da criação, era ter um povo para si mediante a morte redentora de Cristo na cruz. Sendo assim, a eleição é fundamentada na morte sacrificial de Cristo, no Calvário, para nos salvar dos nossos pecados (At 20.28; Rm 3.24-26).
(3) A eleição em Cristo é em primeiro lugar coletiva, i.e., a eleição de um povo. Os eleitos são chamados "o seu [Cristo] corpo", " minha igreja" (Mt 16.18), o "povo adquirido" por Deus (1 Pe 2.9) e a "noiva" de Cristo (Ap 21,9). Logo, a  eleição é coletiva e abrange o ser humano como indivíduo, somente à medida que este se identifica e se une ao corpo de Cristo, a igreja verdadeira.
(4) A eleição para a salvação e a santidade do corpo de Cristo são inalteráveis. Mas individualmente a certeza dessa eleição depende da condição da fé pessoal e viva em Jesus Cristo, e  da perseverança na união com Ele. O apóstolo Paulo demonstra esse fato demonstra esse fato da seguinte maneira: (a) O propósito eterno de Deus para a igreja é que sejamos "santos e irrepreensíveis diante dele".. Isso se refere tanto ao perdão dos pecados como à santificação e santidade. O povo eleito de Deus está sendo conduzido pelo  Espírito Santo em direção à santificação e  à santidade. O apóstolo enfatiza repetidas vezes o propósito supremo de Deus. (b) O cumprimento  desse propósito para a igreja é incondicional. Cristo nos apresentará "santos e irrepreensíveis diante dele", somente se continuarmos na fé.
(5) A eleição para a salvação em Cristo é oferecida a todos, e torna-se uma realidade para cada pessoa consoante seu prévio arrependimento e fé, ao aceitar o dom da salvação em Cristo.


A Predestinação. A predestinação significa "decidir de antemão" e se aplica aos propósitos de Deus inclusos na eleição. A eleição é a escolha feita por Deus, "em Cristo", de um povo parar si mesmo. A predestinação abrange o que acontecerá ao povo de Deus.
(1) Deus predestina seus eleitos a serem: (a) chamados (Rm 8.30);  (b)justificados (Rm 3.24; 8.30); (c) glorificados (Rm 8.30); (d) conformados à imagem do Filho (Rm 8.29); (e) santos e inculpáveis.
(2) A predestinação, assim como a eleição, refere-se ao corpo coletivo de Cristo, e abrange indivíduos somente  quando inclusos neste corpo mediante a fé viva em Jesus Cristo.


RESUMO.   No tocante à eleição e predestinação, podemos aplicar a analogia de um grande navio viajando para o céu. Deus escolhe o navio (a igreja) para ser sua própria nau. Cristo é o Capitão e piloto desse navio. Todos os que desejam estar nesse navio eleito, podem fazê-lo mediante a fé viva em Cristo. Enquanto permanecerem no navio, acompanhando seu Capitão, estarão entre os eleitos. A predestinação concerne ao destino do navio e ao que Deus preparou para um dos eleitos. A predestinação concerne ao destino do navio e ao que Deus preparou para um dos eleitos. Deus convida todos a entrar a bordo do navio eleito mediante Jesus Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Antes de fazer um comentário, leia:

• Os comentários são moderados para que eu possa ter um melhor controle sobre eles.
• Deixe o link do seu blog no final do comentário.
• Seja educado (a) comigo e terá o melhor de mim! Faço tudo isso, não por obrigação, mas porque gosto.
• Seja específico ao pedir ajuda e eu te ajudarei no que for possível.
• Não ensino como fazer coisa assim-assado do blog do fulano.
• Não se dê ao trabalho de comentar com a intenção de me ofender. Eu não ligo para opiniões alheias e não tenho o costume de guardar comigo as ofenças que recebo.

Obrigada por comentar! :)

© Semeadores da Palavra de Cristo - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Hellen Isterfani.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo
Ultimas